Eletrônica Impressa

Filmes fotovoltaicos orgânicos (OPV) e Eletrônica híbrida flexível (FHE)

Filmes fotovoltaicos orgânicos (OPV)

Os Filmes Fotovoltaicos Orgânicos, do inglês Organic Photovoltaics (OPV) são classificados como a terceira geração de tecnologia solar e representam uma alternativa interessante para a geração de energia limpa. Eles são produzidos a partir de soluções de polímeros fotoativos, usando métodos de deposição de filmes finos, o que permite produção em escala e com baixo custo.

Os dispositivos OPV podem ser fabricados em substratos poliméricos flexíveis, permitindo aplicações diversas nas quais flexibilidade e leveza são fundamentais. Além disso, os filmes OPV são semitransparentes e podem ser produzidos em formas diversas, aliando geração de energia limpa com arquitetura e design. O OPV também é uma das tecnologias mais promissoras para geração de energia usando iluminação artificial, ou seja, em ambientes internos, abrindo espaço para uma nova era no uso de tecnologias fotovoltaicas.

No processo de produção do OPV é necessária uma pequena quantidade de energia, especialmente quando comparado a outras tecnologias fotovoltaicas, resultando em uma baixa pegada de carbono. Nossa tecnologia traz uma alternativa inovadora de geração de energia limpa para cidades, veículos, edifícios inteligentes e os mais diversos tipos de aplicações por meio da integração com outros materiais.

N

Melhor absorção da luz: ideal para superfícies verticais, contextos urbanos com insolação indireta e, especialmente, Building Integrated Photovoltaic (BIPV).

N

Conforto térmico e semitransparência: ideal para o aproveitamento da iluminação natural como em claraboias, domos, áreas de convivência e estufas agrícolas.

N

Alto desempenho sob luz artificial: Ambientes com iluminação artificial, como galpões, escritórios e residências. Solução focada para mercados de IoT, Gadgets e Mobiliário Inteligente.

N

Menor pegada de carbono: Construções, instalações e aplicações com certificados de sustentabilidade como LEED Certification, International Green ConstructionCode (IgCC), etc.

N

Flexibilidade e resistência: Superfícies survas, encontradas em estilos arquitetônicos, no segmento automotivo e em mobiliários urbanos.

N

Design customizável: Superfícies que integram ambientes de design como fachadas, pele de vidro, mobiliário urbano, entre outros.

N

Coeficiente térmico positivo: superfícies expostas à radiação constante como coberturas, tetos veiculares e fachadas de edificações.

N

Fácil transporte e instalação: Transporte simples e instalação rápida especialmente em áreas remotas e de difícil acesso.

Eletrônica híbrida flexível (FHE)

A Eletrônica Híbrida Flexível, do inglês flexible hybrid electronics (FHE), é uma tecnologia que combina circuitos integrados de silício com componentes eletrônicos flexíveis e impressos. Em essência, essa plataforma une o que há de melhor em ambas tecnologias, permitindo fabricar dispositivos de alta performance e durabilidade, mas que são conformáveis, leves e semitransparentes. O uso de técnicas de impressão, comumente aplicadas na indústria gráfica, garante altos níveis de produtividade com redução do custo de fabricação, permitindo também o processamento em grandes áreas.

Os dispositivos FHE são confiáveis, de baixo custo, leves e flexíveis, podendo ser aplicados em superfícies irregulares e complexas, possibilitando inúmeras aplicações na área médica, industrial e de eletrônica de consumo. Sensores vestíveis para monitoramento de sinais vitais, acompanhamento remoto de pacientes, gestão de ativos, aplicações em embalagens inteligentes e em internet das coisas são alguns exemplos de aplicações.

Por se tratar de uma tecnologia nova e em expansão, os desafios da FHE são inúmeros e vão desde o design, compatibilidade entre camadas impressas e seleção de materiais, até protocolos de testes e desenvolvimento de aplicativos. O potencial, entretanto, para aplicação em curto-médio prazo impele o desenvolvimento da tecnologia e Oninn se posiciona hoje como um dos principais players nesse segmento, atuando de forma sistemática e multidisciplinar para desenvolver soluções para problemas reais.